segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Corpo Nutrido e Limpo.



O limite do mundo interior e o mundo exterior é a pele que nos recobre, portanto a atenção para manter este tecido nutrido e saudável.

A pele comporta-se como uma eficiente barreira, impedindo o ressecamento do organismo e protegendo-o das agressões externas, tanto mecânicas quanto físicas, químicas e microbianas, a cada dia estamos mais expostos às agressões climáticas, pó e poluição, especialmente nas grandes metrópoles. Um estilo de vida agitado e tenso, má alimentação e sono insuficiente também são fatores agravantes de problemas e envelhecimento da pele, gerados por toxinas.

Para que possamos manter a pele saudável, no ayurveda ( medicina tradicional da India) é imprescindível a alimentação e a boa síntese de nutrientes (minerais e vitaminas).

Todo o processo começa com a qualidade dos alimentos a ser ingeridos e a quantidade de excreções a ser expelida (urina, fezes e suor), chamado de três malas (em sânscrito). Um fator importante dentro deste contexto é o sistema linfático o qual não é um sistema independente no sentido de que ele não tem capilares para transportar seus fluidos independentemente, atuando como um sistema suplementar ao sistema vascular sangüíneo; caminha lado a lado com o sistema circulatório e por osmose, mistura-se ao sangue e é fornecido para o corpo todo. Contém a maioria dos mesmos elementos do plasma sangüíneo: proteínas, aminoácidos, glicose, gorduras, hormônios, enzimas, sais e linfócitos. Em quantidade, a linfa contém aproximadamente metade da proteína que pode ser encontrada no plasma sanguíneo com cada região e órgão do corpo devolvendo sua própria composição de linfa individual. Por exemplo, vitaminas liposolúveis  A, D, E e K  são absorvidas por vasos linfáticos intestinais chamados quilíferos, que removem a gordura dos intestinos durante a digestão. A linfa do rim é rica em histaminase, a do fígado é rica em proteínas, enzimas, etc. Este sistema retorna as seroproteínas, que escapam normalmente dentro do espaço linfático, de volta para a corrente sangüínea; isto é uma grande quantidade de proteínas todos os dias. O corpo literalmente alimenta-se a si mesmo com sua própria comida pré-processada ou linfa. Parece razoável que uma grande diminuição deste rico fluído altere o metabolismo corporal.

Vamos falar de vitaminas a função e a falta de cada uma no organismo, após vamos dar dicas de tratamentos para uma pele mais sadia.

Tabela de vitaminas

Vitamina
Função
Sua falta provoca
Fontes
A
Tem efeitos anticancerígenos; combate as doenças de pele e previne/reverte o envelhecimento da pele, melhora a visão; aumenta a resistência aos agentes infecciosos e acelera a cicatrização de lesões.
Problemas de pele; atraso no crescimento; perda de peso; cegueira noturna.
Retinóis:
(retinóis em produtos de origem animal e betacaroteno em produtos de origem vegetal)
fígado, salmão e outros peixes de água fria, gema de

ovoß-caroteno:

espinafre, abóbora, cenoura mamão, laranja.


B1 ou tiamina
Auxilia no metabolismo dos carboidratos; favorece a absorção de oxigênio pelo cérebro; equilibra o sistema nervoso e assegura o crescimento normal.
Depressão e modificações de humor, perda de apetite e náusea, cãibras musculares. Em casos extremos, degeneração muscular e beribéri.
Carne de porco, miúdos, cereais integrais, nozes, lentilha e soja.
B2 ou riboflavina
Conserva os tecidos, principalmente os do globo ocular; Protege os atletas das lesões oxidativas.
Dermatite seborréica; lesões nas mucosas, principalmente nos lábios e narinas; fotofobia.
Vísceras, espinafre, berinjela, leite e seus derivados.
B6 ou piridoxina
Essencial para o metabolismo de proteínas, importante no funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico, e a produção de glóbulos vermelhos.
Dermatite; inflamação da pele e das mucosas.
Carnes de boi e de porco, fígado, cereais integrais e levedo de cerveja.
B12 ou cobalamina
Colabora na formação dos glóbulos vermelhos e na síntese do ácido nucléico.
Anemia; irritabilidade; distúrbios gástricos; depressão nervosa.
Fígado e rim de boi, ostra, ovo, peixe, aveia.
C ou ácido ascórbico
Conserva os vasos sangüíneos e os tecidos; ajuda na absorção do ferro;aumenta a resistência a infecções; favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos.
Escorbuto; problemas nas gengivas e na pele
Frutas e vegetais frescos: limão,laranja, abacaxi, mamão, goiaba, caju, alface, agrião, tomate, espinafre.
D
fixa o cálcio e o fósforo em dentes e ossos e é muito importante para crianças, gestantes e mães que amamentam.
Raquitismo; cáries; descalcificação.
Óleo de fígado de peixes, leite, manteiga, gema de ovo.
E (tocoferóis)
É um potente antioxidante. Previne danos na membrana celular e aumenta a absorção de vitamina A além de proteger as hemáceas (células do sangue). Ainda atua na manutenção do tecido epitelial. é essencial à implantação e desenvolvimento da placenta anti-agregante plaquetário.
Pode causar disfunções neurológicas e musculares. Em recém nascidos a falta de vitamina E pode causar anemia hemolítica.Em animais - como os ratos, por exemplo - interfere na produção de células sexuais, causando esterilidade.
Germe de trigo, nozes, carnes, amendoim, óleo, gema de ovo.
H ou biotina
Essencial para a obtenção de energia no metabolismo energético.
Depressão; sonolência; dores musculares; anorexia; descamação da pele.
Fígado e rim de boi, gema de ovo, batata, banana, amendoim.
K
Auxilia na produção de protrombina, um composto necessário na coagulação sangüínea normal.
Aumento no tempo de coagulação do sangue; hemorragia.
Fígado, verduras e ovo.
Ácido fólico
Atua na formação dos glóbulos vermelhos.
Anemia megaloblástica; alteração na medula óssea; distúrbios intestinais; lesões nas mucosas.
Carnes, fígado, leguminosas, vegetais de folhas escuras, banana e melão.
B3 ou niacina (ácido nicotínico)
Atua na obtenção de energia e de forma geral no metabolismo das proteínas, lipídeos e carboidratos.
Pelagra, doença que causa problemas digestivos, nervosos e mentais
Levedo, fígado, rim, coração, ovo e cereais integrais.
Ácido pantotênico
É essencial no metabolismo energético, sendo que é elemento constituinte da acetil CoA.
fadiga; fraqueza muscular; perturbações nervosas; anorexia, diminuição da pressão sangüínea.
Fígado, rim, carnes, gema de ovo, brócolis, trigo integral e batata.


Para manter a pele com boa aparência, verifique a recomendação abaixo, lembrando que não pode faltar no seu dia a dia.

  • selênio – é um antioxidante que atua em sinergismo com a vitamina E no combate aos radicais livres, tem com fontes principais: aipo, alho, cebola, atum, brócolis, pepino, repolho, fígado, frango, frutos do mar, gema de ovo, leite, cereais integrais (arroz, trigo, aveia, cevada), e especialmente a castanha-do-pará . As frutas normalmente são pobres em selênio, porém podem ser fonte desse nutriente, se o solo for adubado ou previamente rico em selênio.
  • potássio – auxilia na manutenção do equilíbrio de líquidos dentro e fora das células do organismo. As frutas fontes desse mineral são abacate, banana, frutas cítricas e secas, grãos integrais e em quase todos os vegetais.
  • ferro – é um elemento que compõe a hemoglobina, proteína responsável pelo transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue. Suas principais fontes são carnes, vísceras, gema de ovo, leguminosas (feijão, lentilha, soja, grão-de-bico) e vegetais verde escuro.
  • zinco – é útil na ação metabólica de enzimas, exerce função fundamental para crescimento celular, cicatrização, paladar e apetite. As principais fontes de zinco são carne bovina, peixes, frango, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e batatas.
  • iodo – faz parte da estrutura química dos hormônios tireoidianos, que aceleram as reações celulares em praticamente todos os órgãos e tecidos. Suas principais fontes são todos os peixes marinhos (todos) e frutos do mar, além do sal que é iodado.
  • vitamina E – Importante antioxidante, suas fontes principais são germem de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, principalmente óleo de girassol, milho e soja.
  • vitamina B12 – é essencial para o funcionamento correto de todas as células do organismo, especialmente aquelas do trato gastrintestinal, tecido nervoso e medula óssea. Está envolvida no metabolismo das gorduras, carboidratos e proteínas. Fontes: todos os produtos de origem animal: carne, leite e derivados, ovos, peixe.
  • ácido-graxo Ômega-3 – Melhora a circulação. Fontes: peixes marinhos gordurosos (arenque, salmão), óleo de linhaça.
  • magnésio – melhora a digestão, em especial das gorduras. Fontes: brócolis, alcachofra, feijão.
  • hortaliças e frutas com efeito diurético - as folhas e algumas frutas, como melão, melancia, abacaxi, maracujá e acerola, provocam o efeito diurético, de maneira natural, ou seja podem controlar as quantidades de água do nosso corpo e por isso evitam a retenção localizada que agravam a aparência da celulite.
  • substâncias apimentadas – condimentos como gengibre, chili, pimenta-do-reino, páprica – estimulam o metabolismo.
ALIMENTOS FONTE DE ANTIOXIDANTE CONTRA RADICAIS LIVRES

Dentre várias substâncias com capacidades antioxidantes destacam-se:
b -caroteno: vegetais folhosos verde escuros e laranja escuro, batata doce, cenoura, couve, espinafre e abóbora, entre outros de menor importância.

Glutationa: abacate, aspargo e melancia, morango, batata branca, brócolis, tomate cru entre outros de menor importância.

Indóis: brócolis, couve de bruxelas, repolho, couve flor, agrião, couve, rabanete e nabo.

Licopeno: tomate, melancia, damasco.

Quercitina: cebola, uva vermelha, brócolis e abóbora amarela italiana.

Coenzima Q10: sardinha, amendoim, nozes, semente de gergelim.

Vitamina C: pimentão verde e vermelho, brócolis, couve de bruxelas, couve flor, morango, espinafre e frutas cítricas.

Vitamina E: óleos vegetais, amêndoas, soja, sementes de girassol.

DIETA ANTI RADICAIS LIVRES

Três porções de frutas (fonte de vitaminas e fibras)

Uma salada para aproveitar melhor as vitaminas das verduras com bastante azeite

Uma porção de arroz integral, germe de trigo ou pão integral (fontes de vitamina E)

Um copo de leite ou uma porção de derivados, como queijo e iogurte (fonte de cálcio e proteínas)
- Uma porção de leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, e soja, (por exemplo) e outras raízes e tubérculos, como cenoura, batata e beterraba, pois são fontes de carboidratos.


Após uma boa alimentação...Preparando a pele.


Independente do tipo de pele, tenha alguns cuidados básicos que garantem a saúde e a beleza da pele.

*      Faça sessões de drenagem linfática,

*      Prefira água morna ou fria para impedir o ressecamento da pele.

*   Quando enxugar com a toalha, fizer uma esfoliação ou limpeza, seja sempre suave, para não agredir a pele.

*      Evite limpezas profundas, pois podem deixar marcas ou manchas no rosto.

*      Aplique os produtos preferencialmente após o banho, pois o vapor da água abre os poros e facilita a absorção.

*      Nunca se deita sem tirar a maquiagem. Uma limpeza de pele, mesmo que rápida e superficial é essencial para deixar a pele respirar e rejuvenescer durante o sono.

*      Evite temperos muito fortes.

*      Um sono tranqüilo é indispensável para reavivar a pele, descontrair os músculos, deixar a pele fresca e suprimir a tensão nervosa.

*      Nunca lave o rosto com sabonetes alcalinos, pois estes removem a acidez que protege a pele.

*      Antes de aplicar qualquer produto na pele, procure sempre fazer uma leve massagem com movimentos circulares.

*      Coloque mais plantas e fontes de água ionizada no ambiente de trabalho e em sua casa, caso estes sejam muito secos. 
  
*      Evite banhos muito quentes, sabonetes com detergentes, aquecedores no ambiente, vida sedentária e roupas sintéticas. Todos esses itens afetam negativamente a saúde de sua pele.

*      Como em todos os tecidos, a pele deve ser limpa, bem nutrida, hidratada e protegida contra as agressões climáticas e do estilo de vida.  Estes são os fatores chave dos cuidados Ayurvédicos para a pele.

Saúde nutrida à todos!

Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário