quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Gengibre - Nescessidade e um Prazer!


Imagem Internet


Características: Originário da Ásia tropical e do Arquipélago malaio, é conhecido na Europa há mais de 2000 anos. Planta herbácea de folhas compridas e ovaladas e flores amarelas podem atingir 1,50m de altura. É quente, doce e picante. 

O rizoma, formado por ramificações horizontais, é a parte comercial usada como remédio, condimento e matéria-prima para o preparo de bebidas e perfumaria. Quando Vasco da Gama descobriu o caminho das Índias, o plantio e o comércio do gengibre recebeu grande impulso. No Brasil, começou a ser cultivado já no século 16, embora com restrições, pois a Coroa portuguesa temia uma queda nos preços do produto que ela comercializava na Europa.

Indicações Fitoterápicas: Anti-séptica, antiinflamatória, conservante, digestiva e expectorante. Contém vitaminas A, B e C, minerais cálcio, ferro e fósforo. Ajuda a equilibrar as gorduras e as proteínas animais do organismo. Por isso, os japoneses costumam servir uma pequena porção de gengibre ralado para ajudar a digestão mesmo de alimentos mais leves, como os peixes. Ótimo estimulante digestivo; prevenindo cólicas e gases. 

É ótimo no tratamento de doenças respiratórias, como asma, bronquite e catarro crônico, ingerido tanto durante as refeições bem como sob a forma de chá misturado com mel (neste caso, ajuda a expelir mucos e secreções). Um pedacinho de gengibre cru "esquecido na boca", melhora a rouquidão e acalma a tosse. Externamente, em emplastro (uma camada de gengibre ralado coberto com gaze), ou em massagens suaves, colabora no tratamento de artrites, dores reumáticas e nevralgias. Excelente para combater dores de cabeça. Por estimular a circulação, o gengibre aumenta a sudorese e baixa à febre. 
Na Medicina Tradicional Chinesa ele é indicado para ondas de frio, dores musculares e de cabeça, bem como para o pulso fraco e palidez 

Atenção: Não deve ser consumido por gestantes e pessoas com problemas de cálculo biliar. 

Uso: ideal em bolos, pudins, pão, molhos, sopas, massas, legumes, vegetais, batata doce, aves, carnes, peixes, suínos, cordeiro, pickles ou consumido “in natura”, em pratos orientais, sempre sob a forma de seu rizoma (caule subterrâneo), saladas e frutas. Também utilizado em geléias e doces e na aromatização de bebidas, em especial o quentão. Fica ótimo quando combinado com outras especiarias como o alho, cravo e canela.


Receita - Tônico Digestivo

2 sementes de cominho, 
1 pedaço de 3 cm de Gengibre ralado
1 tâmara
1 pedaço de 05 cm de pimenta dedo de moça
7 colheres de mel

Triture o cominho e umedeça no vinagre de maçã, depois coloque todos os ingredientes em uma frigideira e pré aqueça, triture tudo e adicione o mel com 1/2 colher de vinagre de maçã. 

Tome uma colher de chá após as refeições. Mas modere a quantidade de vezes na semana, até que a digestão fique melhor. 

Mais receitas e histórias do gengibre nas próximas edições 




Nenhum comentário:

Postar um comentário