sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A Magia das Ervas e Especiarias!

 

As ervas e especiarias (flores, caules, folhas e frutos), são usadas há milênios pela humanidade. Suas finalidades são inúmeras principalmente quando empregadas para fins medicinais e religiosos.

Se formos analisar a origem da história, temos que voltar a 50mil anos atrás, onde o Homo sapiens começou a fazer uso de plantas para modificar o aroma da fumaça de suas fogueiras.

Desde as civilizações mais antigas que obtinham o conhecimento do fogo, utilizavam as ervas para fazer oferendas aos Deuses e invocar os espíritos do céu. Mais adiante na história os incensos (alimento dos deuses) foram inventados no Oriente para a mesma finalidade.

Desta maneira surgiu o “perfume” origina-se do latim “Perfumum” que significa “através da fumaça”.

Mas foi na idade da pedra lascada período Paleolítico - 10mil a.C. que os utensílios e ferramentas foram inventados, através de lascas de pedras rústicas. Com esta conquista houve a mudança fundamental no comportamento, pois iniciou a vida nômade para as tribos e assim trouxe a possibilidade de maior conhecimento em relação à natureza e as plantas.

Muitos monumentos foram construídos para sacrifícios e oferendas de animais e plantas. Foi desta forma que encontraram grandes vestígios de plantas e principalmente as alucinógenas nos sítios arqueológicos.

Em um destes sítios foi encontrado um esqueleto humano de 6mil anos,  nomeado Shanidar IV, considerado um grande líder religioso com grande conhecimento botânico. Este sítio se encontra no Iraque, ao lado de depósitos de pólen, jacintos e ervas.

Já na era da pedra polida, período Neolítico 4mil a.C. o homem já continha grande organização de tribos, assim aprendeu a cultivar plantas e extrair óleos vegetais, através da pressão da pedra em cima de suas sementes.

Com muita observação começava-se a conhecer os níveis de toxicidade  das plantas e muitas eram evitadas, enquanto outras eram usadas com muita cautela e smente para fins muito especiais.

De 7000 a.C. à 4000 a. C. óleos de gergelim e oliva já eram usados e combinados com óleos essenciais para criar medicamentos como encontrada a pomada neolítica em uma das escavações em 1975 no vale do Indo, no Paquistão, assim como vários medicamentos em recipientes de terracota, para quem quiser ver, está exposto no Museu Taxila em Islamabad.

A História não para por ai, começa então, um novo período dos senhores das essências e especiarias no Egito
Para os egípcios o coração era o altar da alma. Foram os primeiros a banhar com ungüentos, essências aromáticas e unções alquímicas durante 70 dias para preservar os faraós. Os sarcófagos eram aromatizados com queima de olibano ao nascer do sol e mirra ao anoitecer para reverenciar a lua. Heródoto um historiador grego que viveu 420 a. C. descreveu o uso de canela, mirra moída junto com óleos essências para a mumificação. A medicina Egípcia era vinculada a ervas e a astrologia. Os sacerdotes fabricavam pomadas e ungüentos, mas também obtinham conhecimento de destilação e infusão a quente. `

Na tumba de Tutancâmon o faraó menino, foram encontrados óleos essenciais de cedro, coentro, mirra, olíbano e zimbro tanto nas bandagens como em frascos.

Cleópatra utilizava ervas para seus banhos, eram rituais feitos pela manhã e antes das principais refeições. Seu perfume era feito de flores de henna, açafrão, menta e zimbro.

Em outro continente, Ásia mais precisamente a Índia, eles obtinham o conhecimento de ervas e especiarias. Na medicina mais antiga do mundo a Ayurveda ( Ayur – vida e Veda – conhecimento) datada de 7000 anos, eram aplicadas as ervas e especiarias como forma de medicamento e também fazer a harmonização alimentar. De alguma forma bem especial essa ciência até nos dias de hoje vive entre nós. Nos presenteando com muita saúde.

Mas a historia se difundiu ao mundo.

Como sabemos, as especiarias tem grande papel na história da humanidade, inclusive na época das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos (séculos XV e XVI). Foi através do Caminho das Índias e atrás das especiarias que vários continentes foram descobertos.

Nenhum outro componente culinário tenha possuído um papel tão determinante na História mundial como as especiarias e ervas. Por elas travaram-se guerras, floresceram e feneceram nações, abriram-se rotas comerciais, mudaram-se os hábitos gastronômicos e medicinais.  


Para quem tem a minha idade, 37 anos, ainda teve contato com os conselhos da vovó, “toma um chazinho que passa” ou “faça uma compressa” ou “vou fazer um xarope de guaco, de agrião” ou “enxágüe o cabelo com chá de alecrim dá brilho”, pois é, essa cultura chegou ao Brasil através de nossos ascendentes e com um toque dos ensinamentos dos povos indígenas.

Eu vim de uma ascendência Italiana, pouco vivi a cultura brasileira, mas nas cidades e vilarejos da Itália, minhas nonas já utilizavam ervas para culinária bem como para sua farmácia natural. E por isso escolhi o nome do meu blog como Poções a Farmácia Natural, porque foi assim que fui criada.

Até hoje faço uso de todas as receitas das vovós e das bisas.

Recentemente estive na Europa, principalmente na Itália, historiando e pesquisando sobre ervas, aromaterapia e óleos e pude reviver o meu passado e trazer muitas receitas e novidades para vocês.

Percebi também que a humanidade, de uma forma geral, esqueceu um pouco da cultura das ervas e estou disposta a trazer um pouco mais para perto de pessoas que eu convivo e para tratar meus pacientes.

Depois de um pouco de história, vamos falar da Magia das Ervas dos Encantamentos das Especiarias e começar o blog com muitas receitas, vou ensinar a fazer a Caixa de Remédios Naturais, Banhos, Receitas da Cozinha, Propriedades de Alimentos Poderosos, Sucos, Xaropes, Perfumes, Colônias, Sprays Harmonizadores, Aromatizadores de Ambiente, Óleos Medicados, Remédios da Natureza, Infusões, Decocções, Macerações, Inalações, Chás, Sabonetes Medicados e muito mais, basta você me pedir!

Todos os dias vamos prosear sobre receitas, dicas e muita magia.

Para quem se interessar , eu atendereino Rio de Janeiro, São Paulo e Ilha do Governador. Venha saber qual é a especiaria que te protege e que está relacionada com seu nascimento e sua boa sorte, além de ter uma reorganização física, mental e espiritual, através de alimentação, banhos, chás e terapias.

Em breve ministrarei cursos de Poções e Farmácia Natural.

Com as bênçãos da Natureza, Cris

Nenhum comentário:

Postar um comentário