sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Farmácia Natural – Parte I


Nossa caixa de remedinhos naturais começa a ser preparada e pode ser feita na cozinha de nossa casa.

Nela vamos guardar nossas receitas mais usadas no dia-a-dia.
Cada pessoa poderá escolher receitas deste blog, assim como guardar suas receitas particulares ou herdadas de sua família.

As ervas medicinais tiveram suas propriedades reconhecidas pela ciência, mas o mais forte deste conhecimento vem da sabedoria de nossos antepassados e que até hoje dão bons resultados. Portanto quem é adepto ao estilo natural, pode substituir a tradicional caixinha de remédios por uma farmacinha natural e artesanal.

Para que nossa farmacinha caseira dê resultados, vamos precisar de alguns cuidados desde a montagem ao armazenamento, para evitar que tenha contaminação ou perda das propriedades e efeitos terapêuticos.

Vamos ter uma caixa de madeira e por dentro não pode ser pintada, vidros escuros âmbar com tampas que proteja da luz. Uma dica, os vidros podem ser comprados em farmácias de manipulação já esterilizados.

Para armazenamento de plantas secas e condimentos, estes vidros são as melhores opções. Desta forma estarão adequadas para a confecção dos chás, das tinturas e demais receitas por seis meses.

A procedência das ervas e dos ingredientes é fundamental para que tenhamos bons resultados e o tratamento seja seguro.

As ervas podem ser compradas em farmácias ou lojas que tenha a certificação do Ministério da Saúde. (eu tenho um ótimo fornecedor em SP me solicitem se necessário).

Comprar na barraquinha de rua não resolve, mas se tiver um mercado e/ou produtor orgânico que saiba da procedência e a idoneidade, ótimo.

Essas recomendações são para todos os materiais e ingredientes que iremos usar em todas as receitas do blog.

Há espaços que comercializam estas ervas, são as lojas de produtos naturais e se possível aprenda a ler as rotulações que seguem as normas de cultivo e colheita, embalagens, processamento e transporte. Não utilize ervas importadas, o caminho é longo, e não sabemos se vem em container e então calor, chuva, sol, fora que cada país tem a erva que merece, portanto vamos utilizar as ervas que recebem nosso sol, nosso solo, nossa chuva isso faz toda diferença.

Quais as ervas que devemos utilizar?

É difícil criar uma regra para as ervas, vai depender da necessidade de cada organismo, de cada pessoa e de cada cultura.

Qual farmacinha que iremos montar a princípio?

Vamos montar uma farmacinha para as doenças mais comuns, como a gripe, os resfriados, dores de cabeça, cólicas intestinais, menstruais, desconfortos de estômagos, fígado. Ressalto que se esses problemas ocorrerem com frequência é bom consultar um terapeuta ou médico.

Quais as formas?

Chás, cataplasmas, pomadas, tinturas, banhos.

E as ervas?

As ervas e especiarias que utilizaremos em nossa farmácia, são consideradas plantas medicinais. O curioso que podemos montar uma farmácia culinária (ensinarei em outro momento).  Além de garantirem grandes sabores, aromas e magia, elas podem curar se colocadas nas receitas do dia-a-dia em nossa cozinha.

Vamos utilizar, cascara sagrada, hortelã, zimbro, camomila, açafrão, menta, capim cidreira, cavalinha, canela, cravo, cardamomo, manjericão, manjerona, verbena, gerânio, alho, gengibre, dente-de-leão, cominho, coentro e muito mais.

Como montar nossa farmácia natural?

As ervas devem ser secas ou em pós e armazenadas nos vidros esterilizados e âmbar, longe da luminosidade.

Se utilizar ervas frescas, não vamos precisar hidratar para fazer tinturas, cataplasma dentre outras técnicas.

Vamos utilizar óleos de girassol, gergelim, ghee (manteiga clarificada), óleos essenciais, cera de abelha.

O vidro deve ser bem vedado, não pode ter umidade.

Vamos utilizar etiquetas para colocar o nome da poção, das ervas e produtos que contém no frasco não se esqueça da data de embalada e validade.

Ë importante rotular para que serve.

O Armazenamento da caixa tem que ser longe da cozinha e do banheiro, estes são os locais que mais estragam remédios naturais, fitoterápicos, óleos e florais.

Deve manter longe de produtos químicos.

Mantenha na caixinha telefones de médicos, terapeutas, emergências, pronto socorro mais próximo de sua casa e família.

Uso de forma segura e consciente, sem exagero na dose, natural tem efeito colateral.

Procure orientação de profissionais da área da saúde se houver dúvidas.

Antes do preparo lave bem as mãos e os utensílios a serem usados e depois pulverize com álcool de cereais ou 70%.

A água deverá ser sempre filtrada ou mineral.

A preparação quente que contenha ervas aromáticas devem permanecer tampadas até que esfriem.

Utensílios para preparos: vidros, cerâmicas, porcelanas, ágata e aço inox (esses não liberam resíduos tóxicos no preparo), medidor de vidro de 30ml, 500ml, fue de aço inox, colheres, faca de aço inox ou porcelana, tábua de carne ou legumes de madeira e vidro, pipeta, fogão ou se preferir tenha um fogãozinho de uma boca para poder transportar.

Variar as ervas é mais eficaz do que utilizar a mesma sempre, pode perder a eficácia.

Não utilizar a farmácia em crianças e mulheres grávidas ou em lactação.

Evite longas terapias de ervas medicinais já que o uso não significa ausência de efeitos colaterais.

Em caso de efeitos adversos, alergias suspender imediatamente.

As próximas postagens serão de receitas que podemos utilizar em nossa farmacinha natural.

Até lá!

Muita saúde com as bênçãos da Natureza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário