quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Grigri, um amuleto para presentear!





Hoje a receita nos faz viajar para o Século XVI.


Quem não assistiu aos filmes Da Magia à Sedução, Sabrina – Aprendiz de Feiticeira, Convenção das Bruxas, As Bruxas de Eastwick e até Harry Potter? Estes são os filmes que adoro, além das histórias leves e com fantasias, tem um permeado das histórias dos Grimórios (um livro de conhecimentos mágicos, com anotações de práticas pessoais, ou seja, um diário mágico).


Os Grimórios contêm informações astrológicas, listas de anjos e demônios, orientações sobre como efetuar feitiços ou misturar remédios, doutrinar entidades sobrenaturais e da confecção de talismãs. O que temos que saber é que cada livro é escrito de uma forma diferente e com símbolos de cada linha de estudo do autor.



Em 1600 (Séc.VX) o Mago Abramelin escreve seu primeiro grimório – O Livro da Magia Sagrada, um dos mais importantes da história. Acredita-se tenha sido essa obra a principal responsável pela disseminação do conceito de Anjos da Guarda em nível popular, exercendo tremenda influência no Hermetismo, no Rosacrucianismo e no Neopaganismo.

O Livro de Abramelin é dividido em três livros menores.
O primeiro é a autobiografia de um certo Abraham, o Judeu, que procura a verdadeira e sagrada Sabedoria, e que acumula várias decepções nessa busca. Ele aprende várias formas de magia, mas as acha apáticas, e os seus praticantes menos do que reivindicam ser. Nos últimos momentos antes de abandonar sua busca, Abraham se encontra com um perito egípcio, chamado Abramelin, que concorda em lhe ensinar a Magia Sagrada.

O segundo livro é composto pelas instruções para a Magia Sagrada que Abraham reivindica ter copiado à mão do original de Abramelin. Contem também advertências contra o uso de qualquer outro Grimório, sigilos ou nomes bárbaros de prece, e relaciona uma alternativa maravilhosa para as Horas Mágicas Salomônicas, em detalhes.

O terço final do livro é uma coleção de Talismãs.

Mas este não foi o principal livro para os Talismãs, tem outros tão importantes quantos e que trabalham com ervas e plantas. E é este que vamos aprender agora.

Ah tem um dedinho de prosa aqui, vocês sabiam que o Rei Salomão escreveu um grimório? Seu nome é Clavícula de Salomão e este é anterior ao de cima.

O grimório contém uma coleção de 36 pantáculos (forma de organização dos capítulos) que possibilitariam uma ligação entre o plano físico e os planos sutis. Os textos teriam a sua inspiração em ensinamentos cabalísticos e talmúdicos. Como este livro têm várias traduções, sendo que a maioria dos manuscritos originais datam dos séculos XVI e XVII, entretanto, há uma versão em grego datada do século XV.

Verdadeiro Grimório do Rei Salomão

Depois de m pouco de história, vamos nos animar a fazer nosso Talismã chamado de Grigri.

Grigri, se fomos pesquisar é um patuá feito na África, mas aqui vamos falar dos Grigris da Europa Medieval) É um  amuleto que protege e traz sorte; e quando presenteado significa que a pessoa que recebeu terá boa sorte. Ele afasta todo o mal da casa ou de onde ela o pousar para trazer sorte e energia boa! (carro, escritório, consulório etc.)


Vamos às compras!

Você pode optar por fazer um buquê, cesta, ou como preferir desde que as ervas esteja envoltas em fita de seda ou cetim.

Fitas de cetim, você pode escolher uma cor padrão ou você entre em sintonia com a pessoa e veja a cor que ela esta precisando, agora se você estiver conectado com o ano de 2012 anote bem, a cor do ano será vermelha um pouco mais suave que o vermelho que conhecemos. O vermelho simboliza sucesso, sorte, felicidade e proteção!

Ervas, outra opção que deverá fazer. Podem ser ervas frescas ou secas. Se forem secas e comprá-las assim, ok, mas se não, deve secá-las no sol ou naturalmente na natureza. É uma dica que deve ser passada para quem for presenteado.

1 Ramo: alecrim, louro, eucalipto, lavanda, alfazema, pimenta negra, canela, erva doce, manjericão, salvia, Camomila

Sálvia: Limpeza energética de miasmas e limpa o ambiente em torno
Camomila: Selar a calma e alegria
Pimenta-do-reino: Revela seus maiores segredos e poderá entrar em contato com o caminho que está precisando seguir
Alecrim: Harmonização e limpeza
Lavanda: Calma, tranqüilidade, limpeza e reorganização física, mental espiritual.
Canela: Ter amigos leais e verdadeiros
Alfazema: Regeneração física, mental espiritual.
Eucalipto: Crescimento e prosperidade
Manjericão Símbolo do amor, da virtude e do coração.
Louro: Vitória e mérito
Erva doce: Confiança, prosperidade, calma, serenidade.

Fita vermelha, prosperidade material, financeira, da saúde, do amor e de qualquer área que onde buscamos este propósito.

Todas as ervas que forem em grãos, as guarde  em saquinhos de tecido amarrado na fita.

Sugestão

O Grigri pode ser colocado na porta de entrada da casa. 

A foto é de um Grigri feito por uma amiga muito especial, Flavia Manahu. (http://manahu.blogspot.com/)

Até a próxima com mais receitas. Paz à todos!

Cris

2 comentários:

  1. adorei...valeu esperar hoje...agora preciso ir atras das ervas! um presente muito especial...
    obrigada
    bjinhu de luz!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Ana, fico muito feliz! Demorou um pouquinho, mas estava aqui preparando um texto com um pouco da história!
    Beijos

    ResponderExcluir