terça-feira, 20 de setembro de 2011

Alecrim o senhor da Limpeza e da Coragem!

Alecrim Dourado
Cantigas Populares

“Alecrim, alecrim dourado
que nasceu no campo
sem ser semeado

Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim miúdo
que nasceu no campo
perfumando tudo
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim

Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti choram os meus olhos
Foi meu amor
que me disse assim
que a flor do campo é o alecrim....”

Alecrim tem sua denominação botânica Rosmarinus Officialis. Seu nome significa “o frescor do mar”, do latim “ros maris”.

Nativo das praias do Mediterrâneo, o alecrim é empregado na medicina natural desde a Antiguidade. Sua altura varia de 0,50 a 2m. As folhas verdes são pequenas e finas na parte superior e verde acinzentadas na parte inferior. As flores brancas e rosadas são muito procuradas pelas abelhas. Erva de sabor acentuado, picante e oleosa; com aroma agradavelmente canforado e fresco, intenso e adocicado que lembra o pinho. Foi apreciado na antiguidade pelos gregos e romanos e era considerada a erva do amor, da fidelidade e da amizade. Era utilizada trançada em coroas nos dias de casamento e de luto. Para os egípcios o alecrim foi à erva da recordação. É a base do tempero da cozinha moderna. Deve ser usada com discrição, pois o seu sabor é acentuado. Encontrada em folhas ou pó.

Indicações Fitoterápicas

Importante papel na digestão dos alimentos. Como chá, o alecrim tem sabor pouco amargo e quente, ou seja, tem uma ação fortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelho digestivo revigorando-o e aumentando a disposição e a energia, agindo como um antidepressivo nos casos de esgotamento físico e mental. Combate a diabetes e tem propriedades anti-reumáticas. Também ativa as funções do pâncreas e estimula a circulação. Como medicação, só se utilizam as folhas do alecrim.

Óleo Essencial

Acrescente no banho de imersão para aliviar dores musculares tornando o banho revigorante ou utilize num aromatizador para estimular a memória e aumentar a concentração.
Infusão – utilize em compressas para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização; esfregando o couro cabeludo auxiliando o crescimento capilar ou na forma de chá, aliviando a dor de cabeça.

Massagem
Alívio de dores musculares, coragem, bem estar, hipotensão

100ml de óleo carreador de girassol e 20 gotas de óleo essencial de alecrim.

Não utilizar em pessoas hipertensas, em grávidas, lactantes e crianças.

Curiosidade

Ramos de alecrim fresco podem ser colocados em armários, junto às roupas ou aos livros da biblioteca para repelir insetos. Tônico e estimulante geral, o alecrim serve de base, associado à menta e à lavanda, à famosa "água da Rainha da Hungria". O Rei Luis XI utilizava o alecrim como calmante, em forma de infusão. Mas foram os árabes os primeiros a extrair do alecrim o seu óleo, segredo de seu aroma.

É também considerado na França e na Itália como uma proteção contra espíritos malignos.

Ramo de alecrim enlaçados em fitas de seda também era oferecido aos convidados nas núpcias como símbolo do amor e lealdade.

Nos hospitais da França queimava-se o alecrim juntamente ao zimbro para purificar o ar e prevenir infecções


Onde e como usar

Use com discrição em carnes de carneiro, cordeiro, suínos, aves, patê de fígado, peixe ensopado, peixe assado, em crustáceos, vegetais como a batata, berinjela, couve-flor e cogumelos, manteiga aromatizada, sopas de tomate, pães e sucos, molhos, legumes, arroz e saladas. Acrescenta um sabor delicioso à maionese. Ótimo no churrasco quando salpicado sobre o carvão, as folhas perfumam os grelhados. Deve ser adicionado inteiro ou picado no final do cozimento, para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos.

Receitas

O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia. O Alecrim combate os invejosos!

O chá forte de folhas de Alecrim é ótimo para se enxaguar os cabelos. Além de ser cicatrizante, dá brilho de novo aos cabelos, e deixa-os muito mais escuros e com brilho.

Receita direto da Itália e que esta em minha família por 160 anos.

Vinho com alecrim

Coloque 2 galhinhos de alecrim fresco em um bom vinho tinto e deixe por 14 dias bem fechado com rolha e pode lacrar com parafina quente. A parafina evita a entrada de ar, guarde em lugar escuro, deitado. Antigamente era lacrado com cera de lacrar cartas.  Após os 14 dias, coe e acrescente mel puro a gosto (este item pode ser opcional e é um item recente na nossa receita). Sirva pequenos cálices antes do jantar. Além de ajudar na digestão, ajuda a ter clareza nos pensamentos e nas atitudes.

Escalda Pés
O escalda pés de Alecrim tira todas as energias negativas acumuladas durante o dia. O Alecrim combate a energia de inveja, mal olhado e de derrotas.
Cobrir as costas sempre quando estiver fazendo escalda pés para evitar friagem.

Banho de alecrim para coragem

Para as pessoas que não acreditam em si mesmos, que não têm coragem de se lançar em novos projetos, em novos amores, falar em público. O Alecrim é a erva da coragem na Itália.

Que o Alecrim possa encorajar a todos para a realização de seus desejos positivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário