segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Sálvia e seus poderes Mágicos!



Nativa da minha querida Itália, é também encontrada na Iugoslávia terra da minha Tataravó Dirtz Chiara, no Sul da França e Suíça. É cultivada em locais de clima seco.

Planta semi-arbustiva com caule ramificado, folhas ovaladas, compridas e aveludadas e flores azuladas ou brancas. Cresce formando uma moita que varia entre 30 e 80cm de altura, surgem agrupadas em espigas apresentando um aroma agradável e característico de sabor sofisticado, quente, picante e levemente azedo. As folhas são usadas como condimento e podem substituir o louro
Hoje em dia, podemos encontrar largamente em todo o mundo muitos tipos de Sálvia.

Seu nome vem do latim “Salvar”.

Quando estive em Roma, percebi que a maioria das casas tem em seu jardim de entrada ou em um vaso dentro de casa, o que me fez ter a curiosidade de perguntar o por quê?  Eles a consideram como erva sagrada e tinha sua colheita cercada de rituais e essa cultura vem desde a Idade Média.  Com esta resposta veio em imediato os ramos que minha avó colocava dentro de casa.

Além de aplicarem para usos medicinais, aplicavam para limpeza energética, incensar a casa e benzer.

A Sálvia age no campo da proteção, equilíbrio e purificação do corpo, mente e espírito, afasta energias negativas e ajuda a adquirir força, discernimento e sabedoria.

Curiosidades
Os latinos e europeus chamavam-na "salva salvatrix": o vegetal que cura e que salva. Citada em estudos do ano 23, acreditava-se que era capaz de acabar com encantos e magias. Era conhecida no Egito na época de Ramsés, principalmente por suas qualidades medicinais e considerada sagrada por gregos e romanos.
Quando estive na Inglaterra pude perceber que o chá de Sálvia á uma bebida popular e que está na sua cultura, antes dos chás da China e da Índia serem importados.

Como conservar
As folhas frescas podem ser conservadas na geladeira, em recipientes fechados, por alguns dias, mas cuidado para não deixar as folhas escurecerem.
Pode comprar a erva plantada em vasinhos e usá-la fresquinha.
Quando seco, este tempero deve ser guardado em vidros escuros, ao abrigo da luz, para que o seu aroma e sabor não se alterem.
Mas se for utilizado para limpeza energética pode ser guardado seco em um buque.

Receitas da minha Família

Fazemos em casa!

Faça um buque de Sálvia seca e pendurada em algum canto da casa, atrai forças mágicas, se quiser pode colocar na porta da entrada da casa.

Madrinha e afilhados

As madrinhas devem presentear seus afilhados com um travesseiro forrado de Sálvia, para lhes trazer felicidade é um Ritual Auspicioso.

Água de Sálvia

É indicada para quem tem dificuldade de aprendizado ou tendência a repetir erros na vida, pode usar como floral. Dica: Ir até uma farmacia de manipulação de florais e pedir o de Sávia.

Banho purificador de cura do corpo, mente, alma e espírito.

Faça um chá de Sálvia e coloque uma folha de louro e tome o banho da cabeça aos pés.

Na cozinha

Utilizada na cozinha provençal. Perfuma carnes brancas, ovelhas e coelho. Contrabalança com a gordura da carne de pato, ganso e suína. Vai bem com peixes gordos e laticínios. É utilizada também em salsichas, marinadas e recheios. Ótima para aromatizar pães, queijos, molhos amanteigados, batatas e massas. Aromatiza vinagres, óleos e vinhos. Seu gosto, balsâmico e ligeiramente amargo, mas agradável, combina muito bem com o tomate. A Sálvia fresca presta-se ao mesmo uso do alecrim. Em excesso; dá um gosto amargo aos alimentos.

Aconselha-se não se misturar esta erva com outras. O aroma de suas folhas se torna mais forte quando secas, e por isso deve ser usada com moderação, pois pode sobressair apenas o gosto da Sálvia, tornando a comida enjoativa.

Indicações Fitoterápicas

 O chá é indicado nas más digestões, indisposições de estômago acompanhadas de vômito, gases e dores de cabeça resultantes desses problemas, combate o suor excessivo, a inflamação das vias urinárias e problemas na pele. Quente, é bom para resfriados, tosses, bronquites, e acúmulo de catarro nos brônquios. Gargarejos de folhas e flores preparadas por infusão são excelentes contra inflamações na garganta e dificuldades de engolir. Um punhado de folhas verdes de Sálvia, mastigado demoradamente todos os dias deixa os dentes brancos e normaliza a função intestinal, fortifica o coração, diminui a glicose do sangue além de perfumar o hálito. Proporcionam alívio rápido quando são esfregadas em picadas por abelhas, vespas, mosquitos e marimbondos. O chá forte de sálvia escurece os cabelos e acaba com a caspa, o banho de imersão com as folhas aliviam o cansaço. Possui propriedades adstringente, anti-séptica, antiperspirante e digestiva.

Óleo essencial

Componentes químicos: borneol, salviol (álcool), cânfora, cineol, tujona (cetonas), falandreno (terpenos), linalol, sclareol, mirceno, cariofileno, acetato de linalila e  B-sitosterol

Propriedades:, cicatrizante, depurativo, diurético, emenagogo, estimulante do fígado, adstringente, anti-reumático, antiespasmódico, anti-séptico, estimulante do apetite hipertensor e tônico.

Mente: em pequenas doses, pode ter um efeito calmante sobre os nervos, relaxando o sistema nervoso parassimpático. Este óleo essencial é indicado para cansaço, depressão e mágoa. Ativa os sentidos e parece estimular a memória.

Precauções: é um óleo forte e, em casos extremos, pode afetar adversamente o sistema nervoso central, causando convulsões, surtos epilépticos e paralisia.
Mesmo em baixas dosagens, pode ser tóxico. Não deve ser utilizado durante a gravidez ou a amamentação, pois pode conter o fluxo de leite. Também pode induzir ao espasmo uterino excessivo. A esclaréia (Salvia sclarea) tem propriedades curativas semelhantes e é considerada uma alternativa mais segura.

Evitar quando ingerir álcool pois pode ter efeito narcótico e ser extremamente perigoso. A pessoa pode não voltar do efeito.

Corpo: é benéfico para o sistema reprodutor feminino, pois imita o hormônio estrogênio, regulando o ciclo menstrual. Mantém uma ótima reputação por seu efeito na esterilidade e pode ajudar na concepção. Também é valioso para os problemas da menopausa, especialmente para sudorese excessiva.

Efeito na pele: parece conter o sangramento de cortes e ferimentos, e ajuda na formação do tecido de cicatrização. Também pode ser eficaz em casos de poros dilatados. Alguns problemas de pele, como lesões cutâneas, dermatites, psoríase e ulcerações, também podem ser aliviados. A erva é capaz de dar brilho a cabelos opacos, talvez o óleo produza o mesmo efeito.

Pode fazer o cataplasma com batata bem cozida e gotas de Sálvia para problemas de pele. Colocar quente para morno em cima do machucado ou dor pode cicatrizar com maior facilidade e ajudar a lesão a sarar mais depressa.

Que a Sálvia seja a senhora da força mágica sobre quem esta usando, que salve seus sonhos, seus pedidos e cure o que precisa ser curado em toda a dimensão. Cris

4 comentários:

  1. parabéns,bonito resgate de antigo conceito de cura.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de fazer um cantinho das ervas aqui em casa. Agradeço o ótimo trabalho.
    Angel : )

    ResponderExcluir
  3. Angel, que bom que tenha gostado! Fico Feliz. Aguarde, eu irei ensinar fazer cantinho de ervas para casa com quintal e apartamento sem varanda! rs. Beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola bom dia um bj da alemanha eu adoro a salvia ela e otima como incenso antidepressivo.

    ResponderExcluir