terça-feira, 13 de setembro de 2011

Sabor das Especiarias - Sândalo


Sua denominação botânica Santalum álbum . É originário: da Índia, mais preciso ao Leste do país. Alguns estudos indicam que também pode ser originário do Sri-Lanka e da Indonésia.

O Sândalo era cultivado por civilizações orientais para embalsamar os príncipes com o óleo essencial e usava suas madeiras para construção dos templos e seus portões.

Os primeiros registros sobre o Sândalo estão descritos nos textos védicos datados de 5 a.C., nestes textos mostram que as crenças dos hindus sobre o seu poder eram para purificação da alma, do corpo e do Karma. Tanto que se usa em rituais de nascimento, casamento e na comemoração do ano novo.

O óleo mais importante e melhor do mundo encontra-se em Mysore, sul da Índia. A árvore quando esta madura é cortada e usa seu miolo para produzir o óleo e a madeira da casca para fabricar o pó de Sândalo e esculturas de deidades.

Sobre a árvore


Atinge uma altura entre 6m a 9m. Sua casca é macia e sua coloração é marrom-esverdeada. Suas flores são opostas, sem estípulas, de forma oval e aguda no seu ápice. Sua coloração é linda, vermelho-púrpura, de estruturas pequenas, numerosas e bem agrupadas. Os frutos são pequenos redondinhos e contém uma semente.

Na Índia

No Ayurveda (Medicina Tradicional Indiana), usa-se o Sândalo para curar vários problemas que vão de uma simples acne a uma picada venenosa, porém se a pessoa tiver problemas de Rins jamais poderá usar, pois agrava. É um purificador de sangue, de mente e pensamentos negativos. Sua popularidade veio através de incensos, sabonetes e perfumes.

Seu poder e uso Terapêutico

Adstringente, antiespasmódico, anti-séptico, acne, pele seca, sensível, marcas de expressão. Acalma o estomago, ansiedade, tensão nervosa, depressão, estresse e impotência. Libera catarro se utilizado em inalação por água quente. Duas gotas de óleo essencial para uma vasilha cheia de água (500ml). Não utilizar em grávidas e crianças ou em casos de alergias desconhecidas.

Poder no Sutil

Inspira a mente, ajuda na concentração da meditação, rituais religiosos, eficiência na prática da yoga.

Seu perfume

Seu aroma é rico, doce, fragrante, porém delicado, é uma mistura amadeirada com floral.

Sândalo para aliviar

O pó do Sândalo alivia a dor do passado e traumas.

Quando utilizamos algumas terapias que trazem a tona sentimentos ruins do passado ou lembranças que doem, pode ser por perda de uma pessoa, animal e até aquela dor de saudade que aperta o peito, ele tem o poder sutil de aliviar.

Como fazer.....

Deixamos nossos pacientes colocar para fora todos os sentimentos com a terapia da Pimenta Negra (http://pocoesfarmacianatural.blogspot.com/2011/09/sabor-das-especiarias-pimenta-negra.html) e em seguida, podemos servir uma água quentinha com algumas gotas de limão. Mas para que? Para que a energia do passado não gere toxinas e desconfortos no sistema digestório, uma vez que as emoções e sensações afetam o estomago e intestino.

Abrimos a mão direita e colocamos o pó de Sândalo, pedimos para que esfregue nas mãos em sentido horário. Para quem não tiver o pó de Sândalo, pode usar o óleo essencial.

Se quisermos aplicar em nós é seguir os mesmos passos anteriores.

Então é esperar para experimentar a paz!


Os poderes do banho de Sândalo

Receita de

Banheira

Água morna para quente com 20 gotas de óleo essencial de sândalo, fique imerso durante meia hora. Para pessoa que tem pressão baixa (hipotensão), colocar uma toalha na cabeça bem pouco úmida, quase seca.

Chuveiro

Pode fazer um chá de pó de sândalo e despejar na cabeça e não enxaguar.

Um dedinho de prosa.

O Sândalo é uma espécie que esta em extinção e por isso seu valor é bem alto, 5ml chega ao valor de R$ 800,00 e algumas vezes muito mais. Uma dica é comprar na By Samia o Sândalo Amiris, tem as mesmas propriedades e valor bem acessível.

Muita paz na alma e que o Sândalo seja o senhor da cura sutil dentro de cada um de nós! 

Um comentário:

  1. Então se stá em vias de extinção, será melhor não comprar, com muita pena minha.

    ResponderExcluir