sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Arruda - A Senhora da Limpeza


A arruda Ruta graveolens L. Tem sua predominância nos países de clima temperado e tropical, embora se diga que é originária da Ásia Menor.

É uma planta da família das Rutáceas., pode ser conhecida como  arruda-fedida, arruda-doméstica, arruda-dos-jardins, ruta-de-cheiro-forte. Seu pé pode atingir até 60 cm de altura e compõe uma família que abrange em torno de 1600 espécies de arbustos e árvores, além de algumas herbáceas
Suas folhas, de um bonito verde claro, contrastam com o amarelo-ouro de suas flores em ramalhete, dotadas de quatro pétalas, com exceção da flor central que possui cinco pétalas. Os frutos têm a forma de cápsulas arredondadas. O fruto é capsular, de quatro ou cinco lobos, salientes e rugosos, abrindo-se superior e inteiramente em quatro ou cinco valvas. Na composição das folhas são encontrados princípios amargos, resina, goma, matérias tânicas e, sobretudo, um glucosídio denominado rutina.

A medicina popular indica-a nos casos de supressão da menstruação, mas apenas fazendo compressas ou misturadas em sal grosso quente, não fazer ingestão desta erva.

História Arte e Ervas
Quando falamos de arruda, sempre nos vem a mente que é uma planta para combater energia ruim e serve para tirar o mau olhado das pessoas invejosas  Está é uma crença popular de origem africana, remontando aos tempos coloniais, dita que os homens usem um pequeno galho de folhas por cima de uma orelha, ou que um galho das mesmas seja mantida no ambiente, para espantar maus espíritos.

Na Idade Média, era muito usada em rituais religiosos, tida como erva de proteção contra feitiçarias. Por este motivo, é usada até hoje para espantar maus olhados.

Na Grécia antiga usava a planta para afastar doenças contagiosas. A igreja, no início da era cristão, fazia raminhos de arruda para espargir água-benta nos fiéis. Na antiga Roma a arruda (ou alguma das espécies do gênero Ruta) era usada como tempero para carnes.

Michelangelo e Leonardo da Vinci afirmaram que foi graças aos poderes energéticos (sutil) da arruda que ambos tiveram sensíveis melhoras em seus trabalhos de criatividade.

Propriedades terapêuticas
Bactericida, calmante, carminativa, cicatrizante, adstringente, analgésica, antiasmática, antiepiléptica, antiespasmódica, anti-helmíntica, anti-hemorrágica, anti-histérica, antiinflamatória, antinevrálgica.

Princípios ativos
Alcalóides, ácido salicílico livre, álcool metilnonílico, e seus ésteres, matérias resinosas e pépticas, flavonóides, óleo essencial, pipeno, psoraleno, quercitina, ribalinidina, rubalinidina, rutacridona, rutalidina, rutalinium, rutina.

Indicações terapêuticas
Tratar  asarna, piolhos, conjuntivite, leximaniose, afecção dos rins, alterações menstruais, ansiedade, asma brônquica, bexiga, calvície, cefaléia, ciática, clerose, conjuntivite, derrame cerebral, dermatite, dores de ouvido, dor intestinal, enxaqueca, flebite, fígado, fragilidade dos capilares sanguíneos, gases, gota, hemorróidas, hipocondria, inchaço nas pernas, incontinências de urina, inflamação, inflamação nos olhos, insônia, limpeza de feridas, nevralgia, olhos cansados, onicomicose, otite, ouvido (feridas e zumbido), nevralgias, normalização das funções do ciclo menstrual (menstruação escassa), paralisia, parasitas (piolhos e lêndeas), pneumonia, prisão de ventre, repelente de insetos (pulgas, percevejos, ratos), reumatismo, sarna, varizes, vermes (oxiúros e ascárides).

Sempre utilizadas em forma de banho, compressa, tinturas.
Para não correr risco o uso é externo.

Receitas

É ótima para tratar conjuntivite através de compressas.
Macerar cinco folhas, acrescentar água fervida ou mineral e passar nos olhos, embebida num algodão, várias vezes ao dia. Arruda é bom para refrescar as vistas que estão irritadas.
Colocar um galhinho de arruda no copo e encher o de água gelada e ir pingando nos olhos aos poucos com ajuda de um algodão.

Receita de Spray de Limpeza de Ambiente
650 ml de álcool 
300 ml água mineral
20g de arruda em pó
10g de alecrim em pó
¼ de anil
¼ colher de café de sal refinado.

Coloque as ervas em pó na água de um dia para o outro.
Na manhã seguinte, coloque no álcool o sal e o anil e deixe por meia hora, depois coloque a água com as ervas já hidratadas.
Pode armazenar em um frasco de vidro escuro.
Colocar em um frasco PET
Pode borrifar na casa, no banho, no carro ou no local que desejar.
Proteja apenas as vistas quando for utilizar o spray em pessoas.

Parasitas, piolhos e lêndeas
Socar em um pilão quatro a 6 folhas de Arruda, colocar em um copo de vinagre de maçã, uma colherinha de sal marinho e deixar em maceração por três dias. Coar e aplicar o líquido no couro cabeludo com um chumaço de algodão. Deixar agir por duas horas não se expor ao sol para evitar queimaduras. Lavar os cabelos como de costume e repetir este processo três vezes na semana.


Combate a piolhos
Lavar a cabeça 2 vezes ao dia com o chá morno (20 g para cada litro de água). Enxaguar com xampu ou sabonete.
Cuidados - Necessário ter muito cuidado, pois é uma planta TÓXICA. É venenosa e abortiva. Contra-indicada para gestantes, lactantes, hemorragias, cólicas menstruais e sensibilidade na pele.
Pode causar fitodermatites, através de um mecanismo fototóxico que torna a pele sensível à luz solar. Nas mulheres pode levar a hemorragias graves do útero.

Próxima erva.. Poder do Alecrim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário