terça-feira, 27 de setembro de 2011

Santo Alho!





O assunto votado da semana tem seu nome botânico  Allium Sativum L. conhecido como Alho e pertence à família Liliaceae , e o bulbo é a parte utilizada.
Planta herbácea cujo bulbo é fortemente aromático. Trazido da Ásia Central pelos mongóis, o alho já era utilizado pelos egípcios, pois eles apareciam nas inscrições encontradas na pirâmide de Gisé. Tutancâmon, um jovem faraó, foi enterrado com seis dentes de alho, acreditava-se que isso o ajudaria na passagem para vida após a morte. Em cemitérios pré-históricos foram descobertos bulbos de alhos moldados em argilas, que tinha como função afastar mal espíritos. Já na era medieval, usava-se para afastar os mosquitos que traziam as pestes.

Os hebreus apreciavam-no de tal maneira que o trouxeram à Palestina. Já os Celtas não gostavam tanto deste tempero: chamavam os latinos de "comedores de alho".  Desde o início da civilização humana, o alho exerce importante papel tanto na culinária quanto na Medicina. É utilizado há mais de 5 mil anos pelos hindus, árabes e egípcios. No Brasil, o alho chegou com os portugueses, na época do descobrimento. Para todas as culturas, o alho era um elemento tão importante quanto o sal, mas a unica diferença era seu valor, o alho muito mais em conta que o sal devido a alta classe não utiliza-lo para não deixar mau hálito.

Pertence à mesma família da cebola e alho-poró. Sua planta pode medir de 50 a 70cm de altura, com folhas estreitas e alongadas. Especiaria desidratada encontrada na forma de flocos ou pó. É a base do tempero da cozinha moderna.

Indicações Fitoterápicas

Regula a gordura do sangue; equilibra a flora intestinal, impedindo o crescimento de bactérias indesejáveis; regula a glicose do sangue. Previne gripes e resfriados e é muito indicado para doenças catarrais como bronquite, asma, pneumonia e tuberculose. Poderoso desinfetante do organismo, combate toxinas intestinais e expulsam vermes (por meio de chás). É um tônico superestimulante para revitalizar pessoas esgotadas e enfraquecidas. Reduz a pressão alta e previne os tumores malignos e a arteriosclerose. Desintoxica os fumantes e reduz os efeitos da poluição do ar. A Medicina Popular também comprova o uso externo do alho contra calos, verrugas, picadas de inseto e até sarna. Por aumentar a produção de sêmen, é estimulante e tem um efeito sobre o sistema reprodutivo. Por essa razão não é recomendado para praticantes de Yoga espiritual. ( deixando claro que é utilizado somente por algumas linhas espirituais do Yoga, não a Hatha Yoga que é a Yoga do corpo, dos ásanas.

Benefícios

Ajuda a diminuir a hipertensão e a reduzir o colesterol. Previne e combate alguns tipos de câncer como o do cólon, do esôfago, da mama, pele e pulmão. As propriedades antiviróticas e bactericidas combatem as infecções superficiais. Alivia congestão nasal. Reduz a coagulação sangüínea diminuindo riscos de infartos e derrames cerebrais, porém; até hoje não ficou provado que o alho previne infarto ou outros distúrbios cardiovasculares.

Inconvenientes

Causa halitose. Pode causar indigestão, especialmente se ingerido cru. O contato direto irrita a pele e as mucosas.

Atenção 
Comer alho em excesso pode causar dor de cabeça, no estômago, nos rins, provocar vômitos e até diarréia. 

Uso 
Esmagado, picado, fatiado, grelhado, assado ou frito. Use em molhos, carnes, aves, peixes, sopas, pão de alho, caturipy, manteiga aromatizada. É comum ser utilizado em combinação com a cebola, embora ir contra a muita das escolas de culinária onde dizem que uma inutiliza o sabor e aroma da outra (Eu pessoalmente concordo na mistura do alho com a cebola). Equivalência: 1/8 colher de chá de alho em pó ou granulado corresponde aproximadamente a 1 dente de alho.

Curiosidade
Segundo a superstição, afasta maus-olhados e energias negativas. Para tornar o alho mais digestivo, retire o pequeno germe verde que existe em seu interior. Para ter um hálito fresco após comer um prato com muito alho, no dia seguinte masque um pouco de salsa fresca ou grãos de café.
7kg de Alho compravam um escravo no antigo Egito
os siberianos pagavam seus impostos em alho até meados do séc. XVIII
No Japão Medieval os japoneses se referiam pejorativamente aos chineses como aquele povo comedor de alho.
Antigamente as pessoas amarravam um saquinho com dente de alho quebrados, no pescoço para proteger contra o sarampo.
Na Itália usava-se um saquinho de alho com sal dentro da roupa para afastar mal olhado e não deixar a lombriga subir para a garganta.
Recentemente foi encontrado um papiro datado de 1500a.C , que constava informação. do uso do alho para 20 doenças.

Lenda dos Vampiros.
Em uma aldeia entre montanhas na época medieval, havia uma doença auto imune que se chamava porfiria que causa a destruição das hemácias (células do sangue), sobrevivia apenas quem fazia reposição do sangue por transfusão.
Esta doença causa hipersensibilidade da pele à luz, anemia, alem de distúrbios mentais. E o alho não podia se consumido por estas pessoas, porque o alimento contém uma enzima que falta no organismo de quem tem esta doença, e seu consumo poderia provocar um choque no corpo e levar a morte. então é a conexão com a Lenda dos Vampiros.

Uma Receitinha

Alho em Compota
Para cozinhar o alho:
1 1/2l de água
3kg de alho descascados
1/2 copo de vinagre de maçã
1/2 colher de sopa de sal.

Para compota:
1 colher de chá de cada:
manjerona,
camomila,
orégano,
manjericão,
alecrim
3 folhas de louro
1/2 copo de vinagre de maçã
azeite até encher o recipiente
sal a gosto
Se quiser pode acrescentar azeitonas pretas a gosto.
(eu coloquei umas 3 folhas de hortelã-brasil, ficou bom!)

Preparo
Coloque a água para ferver , quando alcançar a fervura coloque o alho, com 1/2 copo de vinagre, 1/2 colher de sopa de sal. deixe por 10 minutos.
Segredo: não deixar o alho mole e muito menos ardido, depois escorra o alho e e enxague com água fria. Seque o alho em um pano limpo, ele não pode ficar molhado. se quiser deixe por 3 minutos no forno quente.
Preparo da compota
coloque todas as ervas manjerona, camomila, orégano, manjericão, alecrim e louro, azeitonas sal e o vinagre, depois colocar o algo e completar com azeite

Se as ervas forem frescas, lavar secar com papel toalha e colocar no forno para sacar durante 5 minutos. Não poderá conter ervas frescas pois irá embolorar a compota.



Aqui eu estava começando a preparar a secagem das ervas frescas para fazer a compota.







Nenhum comentário:

Postar um comentário