segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Sabor das Especiarias - Pimenta Negra


A pimenta-preta (Piper nigrum), também conhecida como pimenta-redonda e, no Brasil, como pimenta-do-reino, é uma das mais antigas especiarias conhecidas

Originária do Sudeste Indiano é cultivada no Brasil nas regiões norte e nordeste. Considerada como a rainha das especiarias. A pimenta do reino é a baga de uma trepadeira, de raízes aéreas com folhas arredondadas, flores muito pequenas e brancas e frutos redondos e vermelhos.

O comércio da pimenta era bastante ativo no subcontinente indiano, de onde era trazido por mercadores muçulmanos para o Ocidente, onde era distribuída por genoveses e venezianos. Quando estive nos caminhos das especiarias no Norte da Italia, pude observar que até hoje a cultura do uso da pimenta negra é bem forte em Genova e Veneza, principalmente em suas compotas de berinjelas, azeitonas e em suas massas. 

 Historicamente o seu valor chegava a ser tão alto que ela foi utilizada como moeda. A busca por essa especiaria, utilizada e valorizada desde tempos imemoriais, foi uma das principais causas da expansão e apogeu do império português no Oriente. Caminho das especiárias.

Suas açoes e seu poder.

Indicações Fitoterápicas: Destrói toxinas e ajuda a digestão. Usado no tratamento da sinusite, resfriado, dores de cabeça, constipação, gases e perda de apetite.


Pimenta preta: São os frutos verdes secados ao sol, a pele se enruga e se torna escura. De intenso sabor picante, moa só na hora; aproveita-se o máximo do seu sabor e aroma. Em grão é usada em saladas, marinados, assados e pickles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados. Ideal na água de cozimento de carnes, molhos, no final do preparo de legumes e verduras, salpicada sobre carnes, peixes e frangos antes de grelhar.

Pimenta branca: São os frutos maduros colocados de molho em água até que desprendam os grãos interiores brancos que são secos ao sol após este processo. Picante e aromática, sendo mais forte que a pimenta preta; pode ser utilizada em carnes brancas, maioneses e molhos brancos. Indicada especialmente para pratos que não podem ter sua aparência e cor alterada, também é muito utilizada no ocidente em molhos cremosos claros e em receitas que necessitam de maior picância.

Pimenta verde: São os frutos recolhidos antes de amadurecer. Seu sabor é, mas suave e frutado com um toque picante. Os frutos verdes e desidratados são aproveitados como condimentos para aromatizar mostarda, carnes e pratos mais delicados e é muito utilizado na culinária ocidental. Já as conservados em salmoura ou em vinagre são utilizadas em aves, carnes, steak au poivre, na manteiga aromatizada, em pescados e pickles.

Óleo essencial de Pimenta Negra

Seu óleo essencial, constituído de elementos como pineno, limoneno, piperonal e felandreno, é um líquido incolor ou esverdeado cujo aroma é característico da pimenta. Seu odor é fresco, amadeirado-seco e picante.

É conhecido pelas suas propriedades antiflatulentes e diuréticas, também como agente antimicrobiano e inseticida.

Proporciona tonicidade aos músculos, ligamentos e tendões. O poder no sistema sangüíneos locais torna-o benéfico para casos de dores musculares, de dor ou sensação de cansaço e estress. Auxilia no tratamento da artrite reumatóide e na paralisia temporária dos membros.
 
Tem efeito fortificante no estômago, aumenta o fluxo de saliva e estimula o apetite. Expele gases, cessa o vômito e estimula o movimento peristáltico. Usados também no tratamento de problemas intestinais, por restaurar a tonicidade dos músculos do colón. Conhecido como antídoto em casos de intoxicação com peixes e cogumelos. Aumenta o fluxo da urina e estimula os rins. Para estes casos pode tomar o chá do grão da pimenta. para 250ml de água fervente 3 grãos de pimenta.

A MAGIA DA PIMENTA NEGRA

As ervas, além de seus poderes terapêuticos, possuem uma magia: Trabalhar o que precisamos no campo sutil.

A Pimenta Negra revela os maiores segredos da pessoa e de nós mesmos.

Lembro que temos que trabalhar com muito discernimento e usar da conduta profissional séria e honesta, pois pode prejudicar o caráter e usar sua energia contra quem esta aplicando a terapia. É uma erva de grande poder de inteligência sobre sua energia, por isso é conhecida como Ouro Negro ( lembrando seu poder).

Toda erva tem um propósito e por isso temos que respeitar seu poder.

Para Terapia

Tenha um punhado de grãos em sua casa ou consultório.

Coloque-as nas mãos de seu paciente e peça para que ele manipule seus grãos, com as duas mãos. Esta terapia é voltada para limpeza de traumas que a pessoa não consegue expor, por algum motivo, mas precisa de ajuda.

Para questões que não conseguimos recordar e que precisa ser trabalhada em nossa vida. Fazer a mesma receita acima e espere o que vai ser dito através de sua intuição.
Essa prática é aplicada na Índia através das Senhoras das Especiarias.

Próximo cápitulo - Sandalo - Terapia para aliviar a dor do passado, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário