sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Eu, a água, o sal e Itália Medieval


Assisi é uma cidade da Itália na Região da Úmbria. Uma cidade muito conhecida pelo nascimento de Francesco, conhecido como S. Francesco di Assisi.

Posso afirmar que é um lugar rico em histórias e cultura. Os grandes centros da Itália que possuem a cultura de turismo, como Roma, Firenze, Milão, Genova, Napole, Veneza é um pouco mais difícil você ter contato com as Lavouras e os encantos dos cultivos e uso das ervas de forma artesanal assim como as histórias medievais da água, do sal do paganismo.

Nas regiões dos campos da Úmbria e Toscana já observamos com frequência esta cultura.

Quando cheguei em Assis com intuito de estudar e também fazer o caminho de São Francesco, encontrei duas figuras muito importante, a Angela que Escreveu um belíssimo livro chamado Di qui passò Francesco. A Angela aborda outro lado da história que não chegou até nós.  

Aqui eu compartilho um pedacinho do que aprendi, São Francesco di Assisi não era católico e muito menos construiu tudo isso com a Igreja, ele era independente, fazia suas reuniões em meio das montanhas com os seus seguidores e por isso era caçoado e caçado pela igreja, mas depois de sua morte e de Chiara a igreja fez um comércio local. Podem observar isso em filmes como Irmão sol e Irmã Lua.  Nesta época a igreja estava precisando de popularidade, pois perdeu muitos fieis pela perseguição e a forma cruel que mantinha contato igreja e súditos e por isso quando Francesco morreu ela fez de sua imagem um santo católico. É linda a verdadeira historia de vida Dele.  

A Ana é outra pessoa bem especial, uma brasileira que dedica sua vida levando peregrinos no Caminho de São Francisco e posso dizer que ela me ensinou muitos caminhos e acolheu eu e Felipe no seu grupo por muitos dias.

Neste caminho tem uma cidade bem especial que se chama La Verna um dos pontos mais alto da Itália. Bem no topo da montanha tem um mosteiro, um lugar de floresta linda.
O que pude perceber até chegar lá foi a comida como mudou o gosto e a forma de fazer. Aqui se usava muito pouco sal, o pão italiano era sem sal, mas minha mãe e avó tinham alertado que mudaria mesmo nesta região devido à região da Umbria abrigar a cidade de Perúgia, o primeiro lugar onde teve o papado. E ai entra a história do sal.

O papa desta época 1198 era Inocêncio convocou o IV Concílio de Latrão, o mais fundamental concílio da Idade Média, que teve grande importância em diversos campos teológicos. Inocêncio também foi contemporâneo de São Francisco de Assis e é muito conhecido por ter aprovado sua recente ordem religiosa. O Sal era um artigo raro e servia como moeda de troca (escambo) e seu poder estava na Igreja e no papado. Então o termo tem origem no latim salarium argentum, "pagamento em sal" – forma primária de pagamento oferecida aos soldados do Império romano em assim foi feito o ato para a Itália toda.

Então como o papado era em Perúgia, os papas retinham muito o sal por ser muito valioso, e preste bem a atenção, não só por ser moeda de troca mas utilizavam em rituais com ervas e assim as cidades da Úmbria acostumaram com a comida sem sal, então é essa a história do pão e comida com pouco sal até hoje.

Ainda ali, tratam o sal de forma respeitosa e o seu valor está muito associado ao seu poder mágico, por isso é costume das pessoas carregarem consigo pequenos saquinhos de sal grosso e ervas amarrados em seu corpo para absorver emanações negativas ou deixar em um saquinho de pano perto da porta de entrada às vezes até pendurados nas maçanetas das portas. Ao mesmo tempo em dois lugares distantes dali tinham a mesma prática, na África este saquinho era chamado de Patuá e no Japão esta prática é conhecida como Kusudama.

Essa é a mágica da vida. Lugares tão distantes e com crenças iguais. Somos um só na inteligência divina.

E para quem não sabe, as lágrimas ( que contem um tipo especifico de sal) também entram na categoria de fluidos capazes de limpar sentimentos e energias emanadas de alguém ou algum lugar.  Por isso que ouvimos a grande quantidade de lendas e contos medievais a respeito de “lágrimas” e seus processos curativos e muito das mulheres que faziam curas pelas ervas. Quem não assistiu em um filme esta cena?

A própria palavra “saudade” vem de “saldare” em referência às lágrimas vertidas pelo sentimento de falta de determinada pessoa de determinada época.

E um pouco mais para frente encontramos a Água Lustral, a água sagrada dos antigos pagãos, benzedeiras, erveiras que usavam para purificar suas cidades, seus campos, seus templos e os homens. 

Como poucos devem saber, os pagãos (aqueles que não tinham como princípio filosófico/religioso o Catolicismo) tinham fontes purificadoras à porta de cada templo ou na porta de cada casa onde se faziam as curas, cheias de água lustral e chamavam-se FAVISSES e AQUIMINARIA, onde as crianças eram purificadas, assim que nasciam ou que passavam pelas portas.  

Então, para obter a atenção dos deuses celestes, havia o recurso das abluções (lavagens), e para conjurar e afastar os deuses inferiores, usava-se o aspersório (bastão que usava para respingar as águas nas pessoas). 

Acreditava-se, também, que pela "porta de vida" por onde entra diariamente a luz ( durante os ritos de nascimento usados pelos pagãos) denominado o quadrado oblongo da terra, chamado "o tabernáculo do Sol",  que o recém-nascido era levado por uma via solene, às fontes para ser lavado com água lustral que se mantinha ao lado esquerdo do templo e que até hoje as pias batismais são colocadas.

Podemos observar isso quando visitamos as antigas igrejinhas medievais, onde se acha as fontes de água lustral e desta forma sabemos que esta igrejinha eram templos pagãos.
A Igreja incorporou em seus rituais a chamada “água Benta”, muito utilizada para limpar instrumentos mágicos, locais e consagrações.

Mas neste caminho pude perceber certas coisas e que é incontestável o sincretismo feito pela igreja Católica, embora muitos ainda se esforcem para abraçar tais sincretismos. A ligação entre os fatos é que os próprios católicos, na Bíblia Ave Maria, colocaram incorretamente a palavra "lustral" no Velho Testamento.

Apesar da caça as bruxas, aos pagãos, as curandeiros e todos que obtinham tais conhecimentos, há ainda quem mantém estes conhecimentos que foram passados para gerações posteriores e pude viver e aprender isso.
Na França, sob o coro da igreja de Nôtre-Dame de Paris, foram encontrados os altares da Lutécia pagã e reencontrado o poço onde era conservada a água lustral e onde existe até hoje.

Quase todas as grandes e antigas igrejas do continente eram templos pagãos ou foram construídas no mesmo lugar, em conseqüência das ordens dadas pelos Bispos e Papas romanos.

Gregório, o Grande, assim dá suas ordens ao frade Agostinho, seu missionário em Inglaterra: "Destrua os ídolos, jamais os templos. Borrife-os de água benta, coloque-lhes relíquias, e que os povos as adorem nos lugares onde têm o hábito de o fazer".

Nas antiguidades gaulesas de Fauchet, lemos que os Bispos de França adotaram e usaram as cerimônias pagãs a fim de converter os pagãos ao cristianismo.

Existe uma obra do Cardeal Baronius do ano XXXVI, ele faz uma confissão. "Foi permitido à Santa Igreja apropriar-se dos ritos e cerimônias utilizadas pelos pagãos no seu culto idólatra, pois a igreja os regeneraria pela sua consagração. (algo me lembra o filme Em Nome da Rosa)

E desta forma pude entender que a Igreja fez os mesmos ritos em Assis. Toda e qualquer igreja que entramos, observamos que foram construídas em cima de histórias, dos altares, da casa, e principalmente igreja que São Francesco construiu. Pouco desta história vemos em céu aberto (local de preferência de São Francesco.

Assim como a Água e o Sal teve seu papel fundamental nas histórias acima, não deixo de mencionar as ervas e seus poderes Pagãos e Cristãos, que da mesma forma foi trabalhada.
Mas este assunto vem na próxima postagem. Vamos aprender sobre a Cozinha Medieval e uso dos alimentos, ervas e cura.

Site para fazer o caminho de Assisi. Eu recomendo.

Quero terminar oferecendo a oração que me guiava todos os dias em meus estudos.

Preghiera Semplice
O Signore, fa di me uno strumento della tua pace
Dove è odio, fa che io porti l'amore
Dove è offesa, che io porti il perdono,
Dove è discordia, che io porti l'unione,
Dove è dubbio, che io porti la fede,
Dove è errore, che io porti la verità,
Dove è disperazione, che io porti la speranza,
Dove è tristezza, che io porti la gioia,
Dove sono le tenebre, che io porti la luce.
Maestro, fa che io non cerchi tanto
Di essere consolato, quanto di consolare,
Di essere compreso, quanto di comprendere,
Di essere amato, quanto di amare.
Perchè è
Dando, che si riceve,
Perdonando, che si è perdonati,
Morendo, che si resuscita a vita eterna
S. Francesco

Fotos de um pouco da história que percorri para aprender o que divido com com vocês aqui!
   
Antigo "templo| encontrado em baixo da Igreja construida em nome de Santa Chiara

Aqui vemos antigo templo nas escavações

Um dos únicos locais que ainda estão em céu aberto que S Francesco pregava seus ideais. Aqui a Igreja não construiu  em cima da História.


Construção da Igreja em cima da pedra onde S. Francesco recebeu as Chagas
Mosteiro de La Verna. Aqui era a montanha que  S. Francesco conversava com os Animais. Tem uma hospedaria dos frades MARAVILHOSA!!
( aqui você pode encontrar obras de Gioto - dica para quem gosta de arte) olha as fotos abaixo!



Subida para La Verna Encantadora! 

2 comentários:

  1. Estou absolutamente encantada com seu blog! parabens!

    ResponderExcluir
  2. Marise, acho que consegui responder agora!
    Sigamos conectadas. Obrigada pelo carinho!

    ResponderExcluir